Mundo

Rússia diz ter abatido 22 drones, um deles perto da capital

Sergey Kozlov/EPA (arquivo)

Em virtude dos ataques ucranianos, as estruturas aeroportuárias das cidades Vladikavkaz, Grozni e Kaluga fecharam temporariamente os respetivos espaços aéreos e as operações de voo para garantir a segurança dos mesmos

As defesas antiaéreas abateram esta quarta-feira 22 drones (aeronaves telepilotadas) ucranianos de asas fixas, em sete regiões diferentes da Federação Russa, e um dos derrubes destes aparelhos com mais autonomia aconteceu perto de Moscovo, anunciou o Ministério da Defesa russo.

Segundo comunicado oficial na rede social Telegram, oito dos drones foram intercetados e destruídos na região meridional de Rostov, perto da fronteira inimiga, enquanto os outros abates verificaram-se nas zonas de Stavropol (quatro), Oriol (três), Briansk (três), Tula (dois), Kaluga (um) e Moscovo (um).

O presidente da Câmara Municipal da capital russa, Serguei Sobianin, admitiu que a aeronave não tripulada tinha mesmo a direção da cidade.

Em virtude dos ataques ucranianos, as estruturas aeroportuárias das cidades Vladikavkaz, Grozni e Kaluga fecharam temporariamente os respetivos espaços aéreos e as operações de voo para garantir a segurança dos mesmos.

O objetivo das forças militares da Ucrânia, invadida pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022, tem sido atingir meios de produção e distribuição de energia e dificultar os reabastecimentos do exército inimigo, "minando" também a capacidade de o país vizinho exportar crude e produtos derivados, importante fonte de financiamento.

Lusa