A informação foi avançada pela CBS News, que cita um alto responsável norte-americano: "Os ucranianos concordaram com o acordo de paz. (...) Há alguns detalhes menores a serem resolvidos, mas eles concordaram com um acordo de paz"
A Ucrânia terá aceitado o plano de paz apresentado pelos Estados Unidos, avançou esta terça-feira a CBS News, que cita um alto responsável norte-americano.
A mesma fonte o conselheiro de segurança nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, terão anunciado que foi alcançado um entendimento comum sobre uma proposta, com "detalhes ainda a precisarem de ser trabalhados".
"Os ucranianos concordaram com o acordo de paz. (...) Há alguns detalhes menores a serem resolvidos, mas eles concordaram com um acordo de paz", revelou o alto responsável norte-americano.
O anúncio acontece numa altura em que Ucrânia, Rússia e EUA retomaram as negociações, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para pôr fim à guerra que dura há quase quatro anos.
O secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia confessou igualmente estar otimista quanto a uma possível viagem do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Washington nos próximos dias. O objetivo será ultimar os pormenores deste acordo até ao final deste mês.
Rússia, Ucrânia e Estados Unidos retomaram as negociações esta segunda-feira, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para tentar desbloquear um plano de paz para a Ucrânia, escrevem o "Financial Times" e a CNN, que apenas referem a presença de elementos de Moscovo e Washington.
A Rússia mantém-se, contudo, em silêncio perante as informações que estão a ser agora divulgados.