Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão até ao final da tarde de sexta-feira sob aviso amarelo devido à agitação marítima forte
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva em todo o país durante o dia desta quinta-feira. Durante a madrugada, as temperaturas mínimas subiram, apesar da precipitação no norte e centro do país. Em declarações à TSF, a meteorologista Patrícia Marques adianta que as temperaturas máximas vão subir durante o resto da semana.
"Para o dia de hoje [quinta-feira] temos precipitação em todo o país e durante praticamente todo o dia. Houve uma superfície frontal fria que passou já durante a madrugada, na região Norte e Centro, e estará agora até ao final da manhã a passar pela região Sul. Nas regiões Norte e Centro, neste momento, já tivemos uma situação de períodos de chuva e vamos ter uma situação de aguaceiros fracos e pouco frequentes durante o dia todo. A temperatura mínima já subiu durante a noite e teremos uma pequena subida da temperatura máxima durante toda a semana, em que teremos períodos de chuva a alternar com aguaceiros", explica à TSF Patrícia Marques.
Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão até ao final da tarde de sexta-feira sob aviso amarelo devido à agitação marítima forte.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Por causa da agitação marítima, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Vila do Conde, Douro, Aveiro e Póvoa do Varzim estão fechadas a toda a navegação, segundo informação disponível na página da Autoridade Marítima Nacional.
De acordo com o IPMA, os sete distritos estão sob aviso amarelo devido à previsão de ondas de noroeste com quatro a cinco metros.