Lifestyle

Prato do Dia: Lugar Marcado, em Lisboa

Foto: DR

No restaurante Lugar Marcado, em Lisboa, há sempre lugar para quem gosta da vida. A proprietária Fátima Oliveira e a chef Sandra Carvalho governam diariamente este espaço único. A atividade principal é de restaurante, mas funciona também como wine bar e garrafeira. Fátima é conhecedora profunda dos vinhos do nosso país e sabe aconselhar como ninguém o néctar que melhor acompanha este e aquele pratos. Sandra é excelente na síntese de sabores e texturas, pelo que me entrego totalmente nas mãos de ambas.

OUÇA AQUI O PRATO DO DIA

Os petiscos disponíveis configuram ótimas entradas. Começo com a tábua de fumeiros portugueses, rica e diversificada. Não digo não a um queijo duro de Évora, fatiado fininho. Há bom presunto bísaro, que só por si é excelente para acompanhar um primeiro copo de vinho, recomendado pela Fátima. Dá muito prazer o pratinho de ovos mexidos com farinheira, cremosos como a gente gosta, a farinheira trabalhada com mestria. E há camarões grelhados que satisfazem mais do que bem. Sou fã das lulas grelhadas à algarvia que saem das mãos abençoadas da chef Sandra, pelo sabor e pelo muito que têm de patrimonial. O coelho frito é extraordinário, textura firme a dar-se à mastigação. Faz-se um pica-pau do lombo de grande nível. E há moelas dignas de antologia petisqueira requintada.

Nos pratos de peixe, experimente o vezeiro lombo de bacalhau em azeite e alho. Vai gostar do que nele é muito superior ao que se encontra frequentemente. Os filetes de peixe-galo são irresistíveis e vêm para a mesa com um molho fantástico, que prende a alma. Há um caril de camarão que é imperdível e dá um toque único de exotismo à refeição.

Os pratos de carne encerram tesouros culinários de que gostamos sempre. Faz-se um ótimo bife do lombo com molho à café que é bom amigo de vinho tinto. O cachaço de porco ibérico no forno é guloso e devora-se, de tenro e gostoso que é. O peito de pato com redução de moscatel configura perdição e é bastante mais rico do que o que se faz por aí. O borrego assado no forno é delicioso e evoca sabores da infância. E a maga Sandra Carvalho produz uma galinha com gengibre que vai direta ao coração.

Há que guardar espaço para uma sobremesa, há muito por onde escolher. A tarte de amendoim é maravilhosa. O bolo rançoso é incrível. Faz-se uma excecional mousse de chocolate negro, fica na memória para sempre. Há farófias fantásticas, que apetece sempre. E faz-se um gelado de noz que nos coloca no paraíso. Este Lugar Marcado é mágico e claro que se volta muitas vezes.

Fernando Melo