Desporto

Quem Portugal evita no sorteio para o Mundial? Estreantes (incluindo Cabo Verde) podem aparecer no caminho

(Mário Vasa) Foto: Mário Vasa (arquivo)

Está marcado para esta sexta-feira, às 17h00, em Washington, nos Estados Unidos, o sorteio do Campeonato do Mundo de futebol do próximo verão

A seleção portuguesa entra no sorteio do Mundial 2026 com o estatuto de cabeça de série e já sabe que evita onze seleções, entre as quais, alguns tubarões.

Portugal sabe que na fase de grupos não vai defrontar Argentina, atual campeã mundial, Espanha, campeã europeia, França, Inglaterra, Alemanha, Países Baixos, Bélgica e Brasil.

Há ainda mais três que evita, os anfitriões do torneio, que também estão no pote 1: os Estados Unidos, o México e o Canadá.

Quantos aos possíveis adversários da seleção de Roberto Martínez, há algumas seleções europeias que podem aparecer no caminho, como a Croácia, a Suíça ou a Noruega. E, quem sabe, a Itália, se conseguir avançar no play-off.

Mas, pela frente, Portugal terá sempre equipas de outras confederações. Se olharmos para o pote 2, as mais complicadas podem ser: Marrocos, que eliminou Portugal no último Mundial, a Colômbia ou o Japão.

No pote 3, atenção à Costa do Marfim, atual campeã africana, e, no pote 4, há seleções em teoria mais agradáveis que podem cruzar-se com a equipa das quinas, como os estreantes Uzbequistão, Curaçau e Jordânia. E, claro, os tubarões azuis. Também pode haver um duelo lusófono com Cabo Verde.

Neste sorteio, fica definido o caminho até à final e há uma condicionante importante, que nem envolve Portugal. Os quatro primeiros classificados do ranking da FIFA, ou seja, Espanha, Argentina, França e Inglaterra, só se podem cruzar nas meias-finais.

O sorteio pode ser acompanhado em direto na TSF a partir das 17h00.

Recorde os potes para o sorteio:

Pote 1: Canadá, México, EUA, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Países Baixos, Bélgica e Alemanha

Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, RI do Irão, República da Coreia, Equador, Áustria e Austrália

Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul

Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçau, Haiti, Nova Zelândia, vagas A, B, C e D da repescagem europeia e vagas 1 e 2 do torneio de repescagem da FIFA.

António Botelho