Sociedade

Avizinha-se um fim de semana "frio" e chuvoso: superfície frontal fria traz "descida gradual" da temperatura

Reinaldo Rodrigues/Global Imagens (arquivo)

A chuva só vai dar tréguas no dia 18 de janeiro, domingo

Portugal vai ser afetado por uma superfície frontal fria já a partir desta quinta-feira, que vai ditar uma "descida gradual" da temperatura. A chuva e o vento forte até ao fim de semana deixaram todos os distritos sob avisos amarelo ou laranja, à exceção de Évora e Portalegre.

Avizinha-se mais um fim de semana de "tempo frio" como resultado de uma "descida gradual" da temperatura - tanto da mínima, como da máxima" - já a partir desta sexta-feira.

O IPMA emitiu, por isso, aviso amarelo para os distritos de Vila Real, Porto, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 09h00 e as 18h00 desta quinta-feira devido à previsão de chuva, que pode ser forte e persistente.

Em declarações à TSF, Ângela Lourenço, do IPMA, explica que o "período mais crítico" ocorre já durante o início da tarde desta quinta-feira, ainda que para a região Sul os efeitos sejam mais tardios.

Além da chuva, há também previsões de "vento forte", com rajadas que podem atingir os "75 km por hora, em especial no litoral".

A isto, soma-se a agitação marítima prevista até ao dia 18 de janeiro, com ondas que podem chegar aos cinco metros. Por isso, o litoral dos distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria e Aveiro, Coimbra e Braga vão estar com aviso laranja na sexta-feira e no sábado, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros.

Também por causa do estado do mar, os distritos de Faro, Setúbal e Beja estão pintados de amarelo, entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sábado. As costas sul e norte da ilha da Madeira e o Porto Santo estão também sob aviso amarelo por causa da agitação marítima entre as 18h00 de sexta-feira e as 07h00 de sábado.

A chuva só virá, então, a dar tréguas no domingo (dia 18), sendo que já é esperada uma "melhoria das condições" ao final da tarde desta sexta-feira.

"Do ponto de vista da precipitação, possivelmente no dia 17 apenas as regiões do litoral terão a precipitação mais intensa ou mais frequente, e no dia 18, muito provavelmente será um dia sem chuva para o território do continente", adianta.

Cláudia Alves Mendes