Cultura

"Renovar acervo e o interesse na leitura." Biblioteca de Vila Viçosa faz campanha de angariação de livros

Créditos: DR

A Biblioteca Florbela Espanca esteve inativa durante dez anos e agora pede ajuda a toda a comunidade. A iniciativa também conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Viçosa

A Biblioteca Florbela Espanca, no concelho de Vila Viçosa, esteve fechada ao público dez anos e agora é chegado o tempo de atualizar todo o acervo documental. Para isso, a instituição iniciou uma campanha de angariação e pede a contribuição de todos aqueles que possam e queiram doar alguns livros.

António Almas, o tesoureiro da biblioteca e responsável por este projeto, acredita que a sociedade "está em constante mudança, sempre a produzir obras", sendo, por isso, necessário "renovar o acervo e o interesse das pessoas em procurar livros e em ler". Em declarações à TSF, explica que o objetivo é "manter os livros antigos, que vêm de 1949, mas dar um novo fôlego" ao espaço.

As obras que se encontram na biblioteca e que lá permaneceram durante a década de inatividade são, principalmente, "livros de estudo, livros escolares e obras de ensaio". António Almas destaca que ter "outro tipo de temáticas" à disposição dos leitores é urgente, nomeadamente "literatura infantil, romances e livros de ficção".

Só com esta diversidade de géneros literários será possível aumentar a possibilidade "das pessoas lerem só pelo prazer de ler e não pela investigação ou pelo estudo". Todavia, a iniciativa de angariação já começou a dar frutos e a biblioteca já recebeu algumas doações.

Os livros doados pelos munícipes interessados em colaborar podem ser entregues no espaço Quinta Dimensão, em Vila Viçosa. O responsável por esta iniciativa destaca que a biblioteca estabelece um único requisito: "Que [os livros] estejam em boas condições."

"A ideia é colocá-los disponíveis a toda a comunidade e aceitamos todo o tipo de literatura que queiram facultar", sublinha.

Quem não é residente no concelho pode enviar as doações de livros pelo correio ou recorrer à ajuda da Câmara Municipal de Vila Viçosa. O vice-presidente Tiago Salgueiro assegura à TSF que a autarquia também se associou à iniciativa, "disponibilizando algum apoio à recolha das doações". Especifica que deverá ser mesmo viável "dar apoio a recolhas noutros sítios do país", para alargar os horizontes do projeto.

"Pensamos que este enriquecimento bibliográfico pode ser bastante benéfico para todos", esclarece.

O concelho ainda não tem uma biblioteca municipal fixa, mas Tiago Salgueiro adianta que, "para minimizar o impacto dessa inexistência", a câmara municipal candidatou-se aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência para construir "uma biblioteca móvel, com carrinhas equipadas". O projeto já está "em fase de conclusão" e a intenção é "deslocar o serviço [de biblioteca] às freguesia rurais e, também aí, promover hábitos de leitura", explica.

A vontade de fazer renascer a Biblioteca Florbela Espanca continua e tanto a biblioteca como o município esperam conseguir angariar ainda mais livros.

Carolina Soares Borges