Desporto

Sporting condena atos de violência entre adeptos em Alvalade: "Não refletem valores do clube"

Crédito: Miguel A. Lopes / LUSA

Os leões dizem em comunicado que condenam "qualquer comportamento violento, dentro ou fora dos recintos desportivos, por considerar que tais atitudes não refletem os valores do clube"

O Sporting condena "de forma contundente" os confrontos entre adeptos antes do jogo de futsal com o Benfica, na quinta-feira, que levaram à detenção de 124 pessoas pela Polícia de Segurança Pública (PSP).

"O Sporting CP repudia todo e qualquer comportamento violento, dentro ou fora dos recintos desportivos, por considerar que tais atitudes não refletem os valores do clube, do desporto e da competição saudável", lê-se num comunicado divulgado pelos leões esta sexta-feira.

Os verdes e brancos afirmam estar a colaborar ativamente com as autoridades, mantendo uma "articulação permanente com as forças de segurança, no sentido de contribuir para o apuramento dos factos e para a identificação dos responsáveis".

Na quinta-feira, a PSP efetuou 124 detenções nas imediações do Estádio José Alvalade e do Pavilhão João Rocha, em Lisboa, tendo os suspeitos sido libertados durante a noite após serem constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR), uma vez que os crimes em causa têm uma moldura penal inferior a quatro anos.

Foram detidos 63 adeptos do Benfica na sequência dos confrontos de quinta-feira antes do dérbi de futsal. Os adeptos das águias começaram esta sexta-feira a ser ouvidos em tribunal, enquanto a audição de 61 detidos afetos ao Sporting está agendada para segunda-feira.

Os leões garantem que vão continuar a trabalhar "de forma próxima e coordenada" com as entidades competentes, para garantir que os próximos jogos "decorram num ambiente de tranquilidade e respeito, proporcionando a todos os adeptos as condições para apoiar as suas equipas num clima de total segurança".

Estes incidentes, ocorridos antes do empate a duas bolas na 16.ª jornada da Liga de futsal, levaram a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a instaurar um inquérito para apurar responsabilidades.

Sporting e Benfica voltam a defrontar-se na segunda-feira, desta feita em casa dos encarnados, para a Liga dos Campeões de futsal.

TSF/Lusa