Depois de os bancos terem dito que não estão em condições de subscreverem novos leilões de dívida, o Estado vai recorrer ao Fundo da Segurança Social para se financiar.
Vários jornais avançam que o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social será um dos investidores que esta quarta-feira se apresentará no mercado para comprar dívida pública.
Para conseguir liquidez, o fundo tem vindo a desfazer-se, nos últimos dias, de activos que detém no estrangeiro.
Esta não é a primeira vez que o fundo que gere o dinheiro que garante o pagamento das pensões de reforma ajuda o Estado português a financiar-se.
O leilão desta quarta-feira de Bilhetes do Tesouro com maturidade em Outubro deste ano e Março de 2012 poderá ser o último com a participação dos bancos.
Esta quarta-feira, Portugal regressa ao mercado para emitir até mil milhões de euros em dívida, num leilão em que se esperam dificuldades caso não exista oferta combinada previamente.