Portugal

Portugal com menos 15 aeronaves no combate a incêndios que em 2010

Incêndio Direitos Reservados

O facto de só estarem disponíveis 41 aeronaves para o combate aos incêndios está a causar preocupações à Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Portugal vai ter menos 15 meios aéreos de combate a incêndios, uma vez que só estarão disponíveis 41 aeronaves em 2011, isto depois de o Governo ter aprovado uma verba de cerca de 13 milhões de euros para contratar meios sazonais para este sector.

Ouvido pela TSF, Jaime Soares, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, explicou que se o número de meios aéreos «no ano passado era insuficiente agora leva-nos a precaver situações complicadíssimas e amargurantes».

Depois de um ano em que as aeronaves existentes «não faziam a cobertura total do país», o responsável pela Protecção Civil na ANMP diz que «continua altamente preocupado e só se fosse inconsciente é que não estaria preocupado».

«Não sabemos que tipo de aeronaves é que aí vêm», lembrou Jaime Soares, numa altura em que não foi lançado o concurso para a contratação dos meios sazonais.

Contactado pela TSF, o presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil recusou comentar esta questão, tal como o Ministério da Administração Interna.