Vida

Sismo de 7,1 abala nordeste do Japão

Um forte sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter ocorreu hoje no nordeste do Japão, perto da central nuclear de Fukushima. As autoridades chegaram a emitir um alerta de tsunami.

O sismo, que ocorreu às 17:16 locais (9:16 em Lisboa), foi de magnitude 7,1, segundo o Instituto de geofísica norte-americano (USGS).

O epicentro foi localizado em terra, apenas a dez quilómetros de profundidade, no sul da prefeitura de Fukushima, onde há precisamente um mês ocorreu um sismo de magnitude 9 que foi seguido por um tsunami.

A alimentação eléctrica da central nuclear de Fukushima, suspensa após o sismo, também foi restabelecida, segundo a Agência de segurança nuclear.

Este sismo fez estremecer edifícios e levou ao encerramento das duas pistas de aterragem do aeroporto internacional de Tóquio, mas até ao momento não houve informação de vítimas ou danos.

O epicentro foi localizado em terra, a dez quilómetros de profundidade, no sul da prefeitura de Fukushima, onde há precisamente um mês ocorreu um sismo de magnitude 9 seguido de um tsunami.

Pouco depois deste abalo, a TSF falou com o embaixador português em Tóquio, José Freitas Ferraz, que recordou que desde o sismo e tsunami de 11 de Março a terra não parou de tremer com intensidade no Japão.

Durante esta conversa ocorreu mais uma réplica que o embaixador português descreveu à TSF.