Oito empresas e centros de investigação do sector automóvel, a maioria ligados ao projecto da mobilidade eléctrica, compõem a primeira comitiva portuguesa ao congresso de engenheiros automóveis de Detroit, em busca de oportunidades de mercado nos EUA.
Na primeira missão empresarial ao abrigo da nova campanha do AICEP para o mercado norte-americano -- "Portugal, Innovate With Us" (Portugal, Inove Connosco"), vão estar em Detroit o Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal (MOBI-E) e um projeto paralelo do Massachussetts Institute of Technology e Universidade do Minho -- MOBI-MPP.
O resto da comitiva é composto pela Sodecia, Efacec, TMG-Automotive, Novabase, Martifer e o Centro de Excelência e Inovação na Industria Automóvel (CEIIA).
A abertura oficial do primeiro stand de Portugal na conferência da Society of Automotive Engineers decorre hoje, com as presenças do embaixador de Portugal em Washington, Nuno Brito, e do coordenador do Mobi-E, João Dias, além do director do AICEP.
Para Rui Boavista Marques, o objectivo a curto prazo é apresentar o modelo integrado português a Estados norte-americanos, estando agendados contactos com a imprensa especializada e com os governos estaduais da Carolina do Norte, Carolina do Sul, Califórnia, Tennessee e Colorado.
Em contactos agendados com potenciais fornecedores, as empresas participantes vão também promover as soluções tecnológicas que desenvolveram para o projecto MOBI-E.
Este é o caso da Efacec, que desenvolveu um modelo de ponto de carregamento de carros eléctricos, da Novabase e o seu software "smart grid" e também da Martifer, com um novo tipo de carregador.
Os EUA tornam-se assim na mais recente frente que a MOBI-E pretende abrir para a comercialização das soluções desenvolvidas em Portugal.
Com o tema "Charging Forward Together", a edição deste ano da conferência dará destaque aos últimos avanços no campo da mobilidade eléctrica, terminando na próxima sexta-feira.
Em Detroit estarão também dois investigadores da Universidade do Minho, Francisco Brito e Jorge Martins.