Economia

Bruxelas multa gigantes de detergentes em 315 ME

Por violarem as regras comunitárias da concorrência, duas multinacionais, fabricantes do Skip e do Tide, foram castigadas por terem acertado preços em Portugal e em mais sete países.

A Comissão Europeia vai multar em 315.2 milhões de euros a Procter & Gamble e a Unilever por terem feito, com a Henkel, um acordo sobre o nível de preços na venda de detergentes em pó em oito Estados-membros.

Os países em questão são Portugal, Bélgica, Grécia, Alemanha, França, Itália, Espanha e Holanda.

A coima que a União Europeia (UE) aplicou inclui uma redução de 10 por cento por as empresas terem reconhecido a criação do cartel e terem permitido uma rápida conclusão das investigações, enquanto que a Henkel teve imunidade total por ter revelado à Comissão Europeia a existência do conluio, de acordo com um comunicado de imprensa distribuído em Bruxelas.

As três empresas são grandes produtores de detergentes em pó na Europa e o cartel durou cerca de três anos. Teve como objectivo estabilizar posições no mercado e coordenar os preços, em violação das regras de concorrência da União Europeia.