Uma das porta-vozes da Comissão Europeia diz estar confiante de que a «Finlândia vai continuar a honrar os seus compromissos».
A Comissão Europeia entende que o resultado das eleições finlandesas não vão afectar o plano de ajuda financeira a Portugal, mesmo depois da subida dos Verdadeiros Finlandeses ao lugar de terceira maior força política do país.
«Estamos plenamente confiantes de que a Finlândia vai continuar a honrar os seus compromissos e trabalharemos com a Finlândia nesse espírito», acrescentou uma das porta-vozes da Comissão Europeia.
Para Pia Ahrenkilde Hansen, «não há nenhuma mudança de planos, pois as negociações com Portugal continuam a decorrer e na Finlândia houve eleições».
«Estamos a falar de duas coisas diferentes. O governo finlandês ainda não está formado e, no que toca à Comissão, nada mudou. O nosso trabalho está em curso. Não temos nada a acrescentar. E é certo que não vamos contribuir para a especulação», indicou.
Esta comissão disse ainda que a Comissão não vai «interferir com as discussões na Finlândia para a formação de um novo governo e pediu para que se deixem as «forças políticas finlandesas negociar e formar um novo governo».