Empresas

Accionistas do BCP aprovam aumento de capital de 1,12 mil ME

BCP Direitos Reservados

Os accionistas do BCP aprovaram, em assembleia-geral, um aumento de capital do banco de 1120,4 milhões de euros, com 99,84 por cento de votos favoráveis à operação.

Ainda assim, haverá lugar a uma oferta pública de troca na sequência da operação, caso a subscrição da mesma supere os 75 por cento das acções disponíveis, o aumento de capital será reforçado em mais 250 milhões de euros, para um máximo de 1,37 mil milhões de euros, escreve a Lusa.

Era necessário um mínimo de dois terços de votos favoráveis para que esta operação fosse aprovada.

A primeira fase da operação de aumento de capital passa por um aumento de 120,4 milhões de euros, através da incorporação de reservas do prémio de emissão, mediante a emissão de novas acções sem valor nominal, conforme explicou aos accionistas o administrador António Ramalho.

A segunda fase passa pela conversão de dívida em capital, através da oferta pública de troca, onde serão entregues novas acções aos detentores de valores mobiliários perpétuos subordinados com juros condicionados, uma operação que permitirá um aumento de capital de mil milhões de euros.

Caso a oferta pública de troca fique aquém dos 75 por cento, os accionistas do BCP subscrevem o montante remanescente até completar mil milhões de euros e, caso seja acima dos 75 por cento, o aumento de capital em numerário será reforçado em 250 milhões de euros, a que corresponde a terceira etapa desta "operação tripla".

Redação