Jyrki Katainen, líder dos conservadores finlandeses, frisa que os problemas portugueses têm de ser resolvidos, pois o agravamento da crise portuguesa pode ameaçar a Europa.
O provável próximo primeiro-ministro finlandês defendeu que não há outra saída senão ajudar Portugal e assegurou que nas negociações para a formação do novo governo do país ainda não houve nenhuma recusa na ajuda a Portugal.
O líder dos conservadores finlandeses garantiu ainda que tudo fará para que se concretize esta ajuda até porque os problemas de Portugal têm de ser resolvidos, não devendo a Finlândia ser um país criador de mais problemas.
Jyrki Katainen disse ainda não compreender porque existem finlandeses que estão contra uma ajuda a Portugal, uma vez que se a crise portuguesa se agravar por falta de auxílio esta tornar-se-á uma ameaça para a Europa como também para a Finlândia.
Katainen está a negociar a formação de um novo governo com os trabalhistas mas também com o partido dos Verdadeiros Finlandeses, que se opõe à ajuda a Portugal e que conquistou 19 por cento dos votos, o que lhe deu o lugar de terceira maior força política do país.