Um estudo feito nos EUA indica que a eficácia dos anti-depressivos fica reduzida quando anti-inflamatórios são administrados ao mesmo tempo.
Os medicamentos anti-inflamatórios, como a Aspirina, reduzem a eficácia dos anti-depressivos mais prescritos como Prozac, indica um estudo publicado na revista da Academia Nacional das Ciências Norte-americanas.
Segundo os autores desta investigação, estes resultados considerados «surpreendentes» podem justificar a razão de tantas pessoas tratadas com anti-depressivos à base da substância activa fluoxetina não responderem ao tratamento.
De acordo com experiências feitas em ratos, tratamentos simultâneos feitos com anti-depressivos e anti-inflamatórios tornavam estes animais significativamente menos receptivos ao tratamento contra a depressão e ansiedade em comparação com os medicados apenas com anti-depressivos.
Os investigadores Paul Greengard e Jennifer Warner-Schmidt, do Centro de Investigação Fisher contra a Doença de Alzheimer, explicaram que a eficácia de toma é de 54 por cento quando são administrados anti-depressivos.
Contudo, ainda de acordo com estes investigadores, a taxa de sucesso cai para 40 por cento quando se administram os dois tipos de medicamentos.