Justiça

ASJP: Salários de acordo com resultados, se houver condições nos tribunais

António Martins dr

O presidente da Associação Sindical dos Juízes admite que os salários sejam pagos de acordo com os resultados, mas primeiro é preciso resolver a falta de condições nos tribunais.

O movimento "Mais Sociedade" sugere que o salário dos juízes seja pago mediante o número de processos despachados, avança esta manhã o Diário Económico.

Em reacção a esta proposta, o presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), António Martins, admitiu esta possibilidade, sublinhando que primeiro é necessário resolver o problema de falta de condições nos tribunais.

«Os juízes trabalham muito e se a sua remuneração estiver ligada ao esforço, ao tempo e ao trabalho que desenvolvem, de certeza que será melhor que a actual. Portanto, não temos problemas em ser remunerados em função do trabalho dispendido», frisou.

«Agora, alertamos para a necessidade de uma devida ponderação destas soluções», referiu António Martins, justificando que «o trabalho e produtividade do juíz não depende dele. Se no tribunal não existirem funcionários não é possível fazer julgamentos, acabar processos», alertou.