Vida

Padre Vírgilio Antunes é o novo bispo de Coimbra

O papa Bento XVI nomeou o novo bispo da Diocese de Coimbra. Chama-se Virgílio Antunes e era até agora o reitor do Santuário de Fátima.

Mas a meio do mandato de cinco anos, o sacerdote prepara-se para dar um "salto" até Coimbra, cidade onde estudou e é professor.

Virgílio do Nascimento Antunes, de 49 anos, é natural de São Mamede, concelho da Batalha, onde desde criança se habituou a peregrinar.

Frequentou o Seminário Diocesano de Leiria e fez o Curso Filosófico-Teológico no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra -- onde é agora professor e integra a direcção -, tendo sido ordenado sacerdote em 1985.

Nos sete anos que se seguiram, colaborou nas paróquias da Barreira e das Cortes, no concelho de Leiria, foi formador no Seminário de Leiria, membro do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, professor no ensino secundário e deu início ao pré-seminário.

Entre 1992 e 1996 fez estudos de especialização em ciências bíblicas, no Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica de Jerusalém, revela a sua biografia, disponível no sítio da Internet do Santuário de Fátima.