Segurança

Apreendidos 36 quilos de cocaína no aeroporto de Lisboa

Os serviços aduaneiros do aeroporto de Lisboa apreenderam 36,38 quilos de cocaína transportada por cinco passageiros vindos do Brasil e Venezuela, anunciou hoje o ministério das Finanças.

Entre sexta-feira e quarta-feira, a Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC), através da Alfândega do Aeroporto de Lisboa, procedeu a cinco apreensões de cocaína transportada por viajantes procedentes do Brasil e da Venezuela, refere um comunicado.

«A droga apreendida em plena época de Páscoa, na sua totalidade apresentava um peso bruto de 36,38 quilos, e era transportada por cinco passageiros [três homens e duas mulheres] de idades compreendidas entre os 22 e os 52 anos», indica o Ministério das Finanças.

O estupefaciente apreendido encontrava-se dissimulado na bagagem pessoal, em fundos falsos de caixas de suspensórios, dentro de brincos em formato de bola, dentro de um DVD portátil e de uma moldura digital, envolvida em roupa e também apertado contra o corpo de um viajante que «vestia um fato de mergulho por debaixo da roupa».

O comunicado esclarece que a detecção efectuada pelos funcionários aduaneiros no âmbito da defesa da fronteira externa, mais especificamente do controlo de passageiros, «obedeceu a critérios de análise de risco e técnicas de inspecção desenvolvidas pela DGAIEC para dotar aqueles funcionários das ferramentas e capacidades que lhes permitam cumprir a sua missão» no combate à prática de actos ilícitos.

De acordo com a legislação em vigor, os passageiros e a droga apreendida foram entregues à Polícia Judiciária.

Redação