Mundo

Bin Laden residia numa vivenda de luxo

Vivenda de Bin Laden dr

A localidade onde foi encontrado Osama Bin Laden fica a 60 quilómetros da capital do Paquistão, chama-se Abbotabad e é um popular resort de Verão, localizado num vale rodeado de colinas verdes.

A casa, onde vivia o líder da Al-Qaeda foi construida há seis anos num vasto terreno, oito vezes maior do que o das habitações à volta.

Os serviços secretos americanos chegaram até Bin Laden após mais de quatros anos de perseguição a um mensageiro de confiança do líder da Al-Qaeda.

A determinada altura, as forças americanas estranharam: o mensageiro e a família viviam numa residência de alta segurança muros de três a cinco metros, portões de segurança e arame farpado.

A casa tinha muito poucas janelas e os residentes queimavam o lixo em vez de deixá-lo à porta como os vizinhos.

Bin Laden vivia com a mulher, mais nova, para além dos seguranças, mensageiros e um dos filhos adultos.

Um membro da administração americana, citado pela agência Reuters, admite que ficaram espantados com a dimensão e as características da residência.

As autoridades de Washington dizem que a casa vale um milhão de dólares, mas sublinham não tinha Internet nem telefone.

Nuno Guedes