Política

Sócrates acusa PSD de querer «destruir o Serviço Nacional de Saúde»

DR

O secretário-geral do PS cataloga de «embuste» as propostas sociais democratas para saúde, numa alusão ao sector privado.

José Sócrates, acusou o PSD de pretender «destruir o Serviço Nacional de Saúde» (SNS) com as suas propostas para o sector, ao intervir, como líder do PS, no encerramento do "Fórum Saúde, Defender e Modernizar o SNS", em Coimbra.

«O que eles querem é financiar o privado», disse o socialista, que frisa «não ter nada contra o privado», demarcando-se ainda das propostas do PSD para a saúde, que considerou «um total embuste» e «uma aventura perigosíssima».

«Não posso estar de acordo em drenar recursos dos cidadãos» para o sector privado da saúde, em nome da «liberdade de escolha» preconizada pelo PSD, insistiu.

Uma opção do partido de Passos Coelho que, para o líder socialista, «quer dizer: "Vão ao privado que está tudo pago"».

Na sua opinião, «estas propostas vão destruir o SNS» e «têm em si o germes do radicalismo ideológico».

«Isto tem também a ver com uma completa impreparação política», disse Sócrates, sem mencionar o nome do seu adversário Passos Coelho, que ano passado, após a sua eleição como presidente do PSD, apresentou uma proposta de revisão da Constituição da República contrária ao actual modelo do SNS.

Essa proposta de revisão, «no fundo, o que propõe é que se acabe a tendência gratuita do Serviço Nacional de Saúde», acrescentou.

«Isso tem que ser discutido. O que esse partido quer é orientar o SNS no sentido da privatização», afirmou o secretário-geral do PS.

Para José Sócrates, «pela primeira vez, houve um partido que pôs em causa« o «consenso sobre o SNS», fundado pelo socialista António Arnaut, antigo ministro dos Assuntos Sociais.