Um vídeo que pretender responder às dúvidas da Finlândia foi publicado este domingo no site da televisão pública finlandesa, onde está a provocar uma onda de críticas.
"O que os Finlandeses precisam de saber acerca de Portugal" é como começa o vídeo feito pela Câmara de Cascais e que encerrou as Conferências do Estoril sexta-feira.
Trata-se de uma mensagem de apelo à Finlândia, numa altura em que algumas forças políticas mostram resistência na ajuda financeira a Portugal.
[youtube:XXw5fMIYGqg]
O chefe de redacção da televisão explicou, este domingo, à TSF que foi decidido colocá-lo no site pelo sucesso que teve no Youtube.
«É muito difícil dizer o que é os finlandeses pensam realmente sobre o problema em Portugal. Acho que a maioria dos finlandeses compreende que é importante ajudar Portugal, mas ao mesmo tempo receiam que a ajuda não seja suficiente para resolver o actual problema da União Europeia», disse Jouni Kemppainen.
O jornalista lembrou que na Finlândia decorrem ainda as negociações para o novo governo e sublinhou que a crise em Portugal não é isolada, estando em causa um problema europeu.
«Penso que estas coisas que estão no vídeo são interessantes, mas o mais importante é como resolver a crise europeia», frisou.
O vídeo começa por lembrar que a cruz azul sobre um fundo branco foi a imagem da bandeira portuguesa 800 anos antes de ser a bandeira da Finlândia.
Ao tom irónico do vídeo, Jouni Kemppainen respondeu com um sorriso, afirmando que a maioria dos finlandeses não deve saber a ligação entre as bandeiras e frisou que isso não é o mais importante.