Outras modalidades

Ranking ATP: Liderança de Nadal ameaçada por Djokovic

Rafael Nadal mantém a liderança do ranking mundial ATP de ténis, seguido do sérvio Novak Djokovic que pode "roubar" a posição ao espanhol com a participação no Torneio de Roma. O português Frederico Gil desceu 15 lugares (78º).

Djokovic inicia o assalto ao número um do ranking depois de derrotar Nadal pela primeira vez em terra batida, este domingo, ao vencê-lo na final do Masters 1000 de Madrid.

O sérvio, invicto há 32 encontros esta temporada, pôs um ponto final à série de 37 vitórias seguidas do espanhol na superfície de pó de tijolo. Para mais, uma vitória em apenas dois sets, pelos parciais de 7-5 e 6-4.

Se Djokovic vencer o seu sétimo torneio consecutivo e Nadal, defensor do título na capital italiana, for eliminado antes das meias-finais, o sérvio passará a ser o número um do mundo.

O "top-10" só sofreu uma mudança esta semana, com o francês Gael Monfils a trocar de posição com o espanhol Nicolás Almagro, da décima para a nona posição.

Em relação aos portugueses, Frederico Gil continua a ser o melhor luso no ranking apesar de ter descido 15 lugares, ocupando agora a 78ª posição. Rui Machado também caiu 13 posições, sendo agora o 115º.

No ranking WTA, os três primeiros lugares não registaram qualquer alteração, com a dinamarquesa Caroline Wozniacki a manter a liderança, seguida da belga Kim Clijsters e da russa Vera Zvonareva.

A bielorrussa Victoria Azarenka subiu ao quarto lugar da classificação, trocando de lugar com a italiana Francesca Schiavone.

A descida da sérvia Jelena Jankovic ao nono lugar permitiu à australiana Samantha Stosur e à russa Maria Sharapova subirem uma posição, à sétima e oitava, respectivamente, enquanto a norte-americana Serena Williams desceu do 10º para a 17º lugar.