Vida

Pescadores protestam sábado por livre acesso ao mar em toda a costa

Os pescadores lúdicos vão protestar no próximo sábado, em Vila Nova de Mil Fontes, contra as restrições de acesso ao mar e para exigir políticas de pesca sustentável sem zonas proibidas.

David Rosa representante das comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa disse à agência Lusa que os pescadores vão manifestar-se em Vila Nova de Mil Fontes, distrito de Beja, para impedir que se «faça o mesmo que se fez na Arrábida», em que «proibiram os pescadores lúdicos [pesca à cana] de retirarem o complemento à alimentação do mar».

Na costa Vicentina, em Vila do Bispo, devido a um empreendimento turístico está a ser erguido um «muro com três metros de altura, que impede o livre acesso à água e à praia, e os pescadores de matarem a fome com o que apanham», explicou.

«O Governo também não permite que os pescadores lúdicos pesquem à quarta-feira», enquanto os «profissionais podem pescar durante toda a semana», o que é considerado por David Rosa «uma discriminação».

O organizador avisou ainda que o protesto é generalizado, e que «foram distribuídos manifestos por toda a costa», pelo que «espera uma grande adesão dos pescadores portugueses».

Apesar de generalizado este protesto teve como principal motivo as restrições de pesca no Rogil, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.