Economia

FMI: Europa deve fortalecer bancos para impedir propagação da crise

Zona Euro dr

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está a pressionar a Europa para fortalecer os bancos com maiores dificuldades financeiras para proteger a Zona Euro da propagação da crise.

A organização internacional refere num relatório sobre as perspectivas económicas para a Europa, que «os testes de stress são a melhor ocasião para forçar os bancos que estiverem em piores condições a reforçarem os seus capitais», investimento que poderá ser feito por parte dos accionistas ou dos Estados.

«A questão é importante para o resto da economia da Zona Euro», pois alguns bancos possuem dívida grega, irlandesa e portuguesa, o que complicaria os esforços para resolver os problemas da dívida destes países.

O incumprimento ou mesmo a reestruturação das dívidas poderia atingir tão fortemente os bancos que estes «não seriam capazes de emprestar dinheiro às empresas, propagando as dificuldades financeiras ao conjunto da economia da Zona Euro», esclarece no comunicado.

O FMI prevê que os 17 países da Zona Euro tenham um crescimento de 1,7 por cento este ano e de 1,9 por cento no próximo ano, se a crise da dívida soberana não afectar o desempenho da economia da área do euro.