Dezenas de milhar de pessoas participam esta noite na procissão das velas, um dos momentos mais aguardados pelos fiéis presentes no Santuário de Fátima para a peregrinação internacional de Maio.
No recinto do santuário, iluminado pelas velas em cada mão, os peregrinos rezam o terço, depois do qual vão assistir à procissão da imagem da Virgem de Fátima para o altar, onde é celebrada missa, presidida pelo arcebispo de Boston, o cardeal norte-americano Sean O'Malley.
Depois da missa, os fiéis são convidados a participar, durante a noite e em vários locais do santuário, numa vigília de oração.
As cerimónias são retomadas na manhã de sexta-feira, com a recitação do terço, às 9h00, seguindo-se, uma hora depois, a mais importante celebração da peregrinação, a eucaristia, que inclui a bênção dos doentes e termina com a habitual procissão do adeus, na qual lenços brancos acenam à passagem da imagem da Virgem de Fátima.
Antes do encerramento da peregrinação, que ocorre um ano após a visita do papa Bento XVI a Portugal e a Fátima, os peregrinos vão poder assistir a um vídeo sobre a ligação de João Paulo II ao santuário da Cova da Iria.
"Todo Teu, todo nosso - João Paulo II, peregrino e apóstolo de Fátima", com 13 minutos, é uma produção do santuário e da televisão italiana Telepace, com guião de Marco Daniel Duarte, da Secção de Arte e Património do santuário, e locução de Rui de Carvalho.
Em três ecrãs gigantes instalados no santuário serão projetadas imagens de João Paulo II colhidas durante as três visitas do papa polaco à Cova da Iria - 1982, 1991 e 2000.
Fotos e documentos relacionados com Karol Wojtyla ou com os acontecimentos de Fátima serão também projectados num documentário que termina com João Paulo II em oração na Capelinha das Aparições.