Economia

Comissão Europeia divulga hoje Previsões da Primavera

A Comissão Europeia divulga, esta sexta-feira, as suas previsões da Primavera que deverão confirmar uma recuperação económica na UE cada vez mais sólida, apesar dos diferentes ritmos de saída da crise.

«A recuperação económica está a tornar-se mais sólida», disse quarta-feira o comissário Europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn, durante um debate no Parlamento Europeu sobre a crise da dívida pública.

Nas últimas previsões, do Outono publicadas em Novembro, Bruxelas indicou que a retoma económica em curso na União Europeia «continuaria a progredir com evoluções distintas».

No que diz respeito a Portugal as atenções vão estar voltadas para as estimativas de evolução do crescimento económico nos próximos dois anos depois das medidas de contenção orçamental negociadas com a "troika".

Há um mês atrás, antes de serem conhecidas as medidas adicionais de austeridade, o FMI previa que a economia portuguesa atravessaria dois anos de recessão com um crescimento negativo de 1,5 por cento do PIB em 2011 e 0,5 por cento em 2012.

A Comissão Europeia publica previsões económicas quatro vezes por ano: estimativas completas na primavera e no outono e mais dois exercícios intercalares apenas para o PIB e a inflação das sete maiores economias europeias.

As Previsões da Primavera cobrem três anos, 2010 (estimativas), 2011 (previsões) e 2012 (cenário de políticas inalteradas), no que se refere ao PIB, à inflação, ao desemprego e às finanças públicas, entre outros indicadores.