Política

PSD «quer destruir uma das grandes conquistas do meio cultural»

Gabriela Canavilhas

A ministra da Cultura diz que o PSD «quer destruir uma das grandes conquistas do meio cultural», perante a intenção do partido de extinguir o Ministério da Cultura.

A extinção do Ministério da Cultura foi admitida este sábado, em entrevista ao jornal i, pelo candidato a deputado pelo PSD no distrito de Bragança, Francisco José Viegas.

Interpelado sobre a hipótese de vir a ser o próximo ministro da Cultura, caso o PSD vença as eleições de 5 de Junho, Francisco José Viegas respondeu que nem sequer vai haver ministério.

Em declarações à TSF, a ministra da da Cultura acusou a direita de querer recuar no tempo.

«É a confirmação de que o PSD e CDS pretendem a destruição de uma das maiores conquistas do meio cultural que foi feita pelo PS: a criação do Ministério da Cultura», afirmou.

Por outro lado, sublinhou, «trata-se de uma antecipação clara de desorçamentar a cultura, nomeadamente no apoio às artes».

«Em 27 países da União Europeia, apenas Malta e Hungria são secretarias de Estado. Será esta a ambição que o PSD e CDS querem para o país?», questionou.

Ouvido pela TSF, Francisco José Viegas disse compreender as boas intenções da ministra, mas defendeu que não é por haver um Ministério da Cultura que há cultura.