O movimento "No Shit Report" quer levar os cidadãos descontentes a fotografar os delitos e a distribuir placas que desencorajem os donos menos civilizados, noticiou o Público desta terça-feira.
Em declarações à TSF esta terça-feira, José Sá Fernandes, vereador do Ambiente da Câmara de Lisboa, afirmou que a capital «precisa de uma campanha de sensibilização para a limpeza da cidade».
«É uma luta diária e muito difícil», por isso «todos os movimentos que se formarem para sensibilizar as pessoas» para a limpeza «parecem-me muito bem», comentou, acrescentando que a autarquia tinha programado para esta altura uma campanha no mesmo sentido e que foi adiada para Janeiro.
O regulamento dos resíduos sólidos de Lisboa prevê coimas que podem ir de 48 até mais de 700 euros para os donos menos civilizados.
José Sá Fernandes garantiu à TSF que em 2010 foram passadas cem multas, um número que para o vereador é diminuto. O problema, esclareceu, é disponibilizar pessoas para fiscalizar todos os cães da cidade.
«Não havia grande tradição de abrir este tipo de processos, que também têm um custo, mas por menos que sejam valem a pena», rematou.
O grupo "No Shit Report" já se encontra no Facebook.