Ambiente

Câmara debate hoje proibição de veículos poluentes na Baixa e Avenida da Liberdade

A Câmara Municipal de Lisboa vai debater, esta quarta-feira, uma proposta do vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, que proíbe a circulação dos veículos anteriores a 1992 na Avenida da Liberdade e na Baixa lisboeta, para diminuir a poluição do ar naquela zona.

A proposta do vereador Nunes da Silva sugere que os carros anteriores a 1992 sejam proibidos de circular na Avenida da Liberdade e na Baixa lisboeta a partir de 4 de Julho.

Sendo que, a partir de Janeiro de 2012, esta restrição passaria a abranger toda a cidade de Lisboa, com excepção do Eixo Norte-Sul, 2ª circular e as duas ligações ao porto de Lisboa.

Na TSF, o vereador Nunes da Silva explicou que estas restrições já estão previstas num acordo entre a autarquia, o Governo e a Comissão Europeia, que data de 2008, mas que nunca foi aplicado.

Apesar de reconhecer que há algumas centenas de veículos nestas condições, o vereador frisou que se Lisboa continuar a não cumprir o acordo arrisca-se a pagar multas ou a deixar de receber os fundos comunitários.

Redação