Mais de 30 inundações foram registadas esta quarta-feira à tarde no distrito de Portalegre, sobretudo nos concelhos de Elvas e Campo Maior, em consequência da forte chuvada ocorrida na zona, disse à agência Lusa uma fonte do CDOS.
A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre adiantou que foram registadas pelo menos 36 inundações entre as 16:00 e as 18:30.
Além de vias públicas, os bombeiros foram chamados devido a inundações em residências e estabelecimentos comerciais, nomeadamente nas zonas de Elvas e Campo Maior.
Mais a sul, no distrito de Beja, também foi registada a formação de lençóis de água em algumas estradas.
No distrito de Évora, afectado pelo temporal durante a manhã, foram registadas inundações em habitações e vias públicas em vários concelhos, como Arraiolos, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Vendas Novas e Viana do Alentejo, segundo o CDOS de Évora.
Na aldeia do Ciborro, concelho de Montemor-o-Novo, um raio atingiu de manhã uma habitação, obrigando ao realojamento de um casal de idosos por familiares, segundo a Protecção Civil municipal.
A queda do raio ocorreu cerca das 07:45, destruindo parcialmente a cobertura da casa, electrodomésticos e a instalação eléctrica, sem causar danos pessoais.
No concelho de Arraiolos, uma barragem de terra rebentou e inundou a estrada que liga as povoações de Vimieiro e Casa Branca, indicou uma fonte do município também citada pela Lusa.
Na localidade de Azaruja, concelho de Évora, um muro cedeu e a água acumulada, na sequência da forte chuvada, inundou três habitações, disse à Lusa o responsável municipal pela Protecção Civil, Joaquim Piteira.
O Instituto de Meteorologia prevê que a precipitação forte, o granizo e as trovoadas vão manter-se até sábado, devido a uma depressão centrada na região da Madeira.