Vida

Extensão de serviços do Cartão de Cidadão a 'payshops'

Um dos objectivos da extensão dos serviços do Cartão do Cidadão a 3900 'payshops', espalhadas pelo país, é facilitar a vida às pessoas que precisam, por exemplo, de um comprovativo de morada ou de dados identificativos.

A secretária de Estado para a Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, referiu à Lusa que o alargamento dos serviços ligados ao Cartão do Cidadão às mais de três mil 'payshops' permite criar «um serviço de proximidade com o cidadão», evitando grandes deslocações.

Em vez de se deslocarem à Loja do Cidadão, os detentores do Cartão do Cidadão podem requisitar nas 'payshops' os certificados, assinaturas electrónicas e outros comprovativos ligados àquele cartão, bastando para o efeito que desembolsem 30 cêntimos pelo pedido.

A responsável governamental admitiu que tais serviços já se podem obter através da Internet, por via do Portal do Cidadão, mas que há muitas pessoas que não possuem esta ferramenta ou são avessas à sua utilização, pelo que «a 'payshop' mais próxima da sua residência é a melhor solução».

Para divulgar o projecto, a PayShop e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) apresentam hoje as vantagens deste novo serviço no Auditório do Edifício CTT, no Parque das Nações, em Lisboa.

Além da secretária de Estado da Modernização Administrativa, estará presente o vice-presidente dos CTT/Correios de Portugal, Pedro Coelho, a administradora/CEO da PayShop, Helena Rodrigues, e o presidente do Conselho Directivo da AMA, Elísio Borges Maia.