O australiano Mark Webber (Red Bull) vai partir domingo da "pole position" para o Grande Prémio de Espanha, a quinta prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, sendo secundado pelo alemão Sebastian Vettel (Red Bull).
Na qualificação, Webber, que venceu a corrida espanhola em 2010, quebrou a hegemonia do seu companheiro de equipa, que lidera o campeonato e tinha garantido todas as "pole" esta temporada.
Como em Istambul, os Red Bull vão partir da primeira linha, mas em ordem inversa, à frente do britânico Lewis Hamilton (McLaren), que garantiu a terceira posição na grelha de partida, e do espanhol Fernando Alonso (Ferrari), quarto.
A terceira linha da grelha vai albergar o outro McLaren do britânico Jenson Button (quinto) e o Renault do russo Vitaly Petrov, sexto, enquanto o alemão Nico Rosberg da Mercedes e o brasileiro Felipe Massa da Ferrari vão partir da quarta.
O venezuelano Pastor Maldonado (Williams-Cosworth), que pela primeira vez na sua carreira alcançou a terceira fase de qualificação, garantiu o nono posto, à frente do alemão Michael Schumacher (Mercedes), décimo mas sem completar a volta cronometrada na parte final da qualificação.
Na classificação de pilotos, o campeão Vettel lidera com 93 pontos, à frente de Hamilton, que detém 59, e Webber, com 55. Button e Alonso ocupam as posições imediatas, com 46 e 41 pontos, respectivamente.
Com um total de 148 pontos, a Red Bull-Renault domina o Campeonato do Mundo de Construtores, destacando-se da McLaren-Mercedes, com 105, e Ferrari, 65.