Mundo

Espaço aéreo da Islândia temporariamente encerrado

Vulcão Reuters

Entrou em erupção o mais forte vulcão do país, o Grimsvotn, mas os cientistas garantem que as cinzas vulcânicas não vão travar o tráfego aéreo na Europa.

Os vulcanólogos islandeses afirmam que a erupção do Grimsvotn é a maior na Islândia desde 1947.

As explosões são muito fortes, e a coluna de vapor e cinzas eleva-se a 20 quilómetros de altura, sendo visível na própria capital da Islândia, em Reikjavik, a cerca de 210 quilómetros de distância.

A violência da erupção leva os vulcanólogos islandeses a preverem que deverá durar menos do que o habitual, talvez apenas uma ou duas semanas.

As autoridades encerraram o espaço aéreo islandês num raio de 200 quilómetros em torno do vulcão, e estão os desviar os voos intercontinentais entre a Europa e a América do Norte mais para sul, como medida de precaução contra o perigo das cinzas.

Mesmo assim, as primeiras análises às cinzas do vulcão feitas esta manhã, concluem que as cinzas são espessas e com elevado conteúdo de basalto, o que as torna granuladas e pesadas, em muitos casos quase como pipocas ou flocos de aveia.

Não se esperam assim grandes transtornos para a aviação comercial, pelo menos nunca na escala do que aconteceu na sequência da erupção do ano passado de um outro vulcão no sul da Islândia.

Hélder Fernandes (correspondente da TSF na Noruega)