Legislativas 2011

BE acusa Sócrates de assegurar suplemento a concessionários das SCUT

Francisco Louçã Globalimagens

O líder do Bloco de Esquerda denunciou hoje que José Sócrates estará a assegurar aos concessionários das SCUT «um suplemento de dez mil milhões de euros».

No discurso durante o almoço comício, na sala Tejo do Pavilhão Atlântico, em Lisboa, Francisco Louçã garantiu que o Bloco criou em poucas semanas um consenso inesperado: «é preciso negociar a dívida».

«Foi a maior vitória política do Bloco de Esquerda até hoje, a mais difícil vitória política. Renegociar a dívida é sensatez, é prudência, é salvar a economia pelo emprego e pelas pensões», afirmou.

Perante uma plateia de 1500 pessoas, Francisco Louçã deixou uma denúncia: «diz o Tribunal de Contas que nestes últimos meses José Sócrates estará a assegurar aos concessionários das SCUT um suplemento de dez mil milhões de euros».

«Não renegoceia a não ser para o favorecimento, descaramento absoluto», acusou Louçã.

Segundo as contas do Bloco, os mais de dez mil milhões de euros referem-se a aditamentos aos contratos de concessão de seis antigas SCUT: Costa da Prata, Grande Porto, Norte Litoral, Beira Litoral e Alta, Grande Lisboa e Norte.

A Costa de Prata é a que recebe uma parcela adicional inferior (891.286.100,00), sendo a do Norte (2.597.689.100,00) e a da Beira Litoral e Alta (2.532.993.110,00) as que ficarão com o maior suplemento (mais de 2,5 mil milhões de euros cada uma), segundo os dados distribuídos pelo partido.