Legislativas 2011

Louçã rejeita privatização das Águas de Portugal

O líder do Bloco de Esquerda criticou, esta segunda-feira, a proposta do PSD de privatização das Águas de Portugal, em dia de campanha dedicado ao ambiente.

«A Valorsul é parte do grupo das Águas de Portugal e se estas forem privatizadas, por efeito cascata, esta empresa vai ser também privatizada», disse Francisco Louçã durante a visita à empresa de tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios das regiões de Lisboa e Oeste de Portugal, em Loures.

Na ocasião, o coordenador do Bloco de Esquerda referiu que a privatização proposta pelo PSD já foi ensaiada por Mário Lino, antigo ministro de José Sócrates, quando este foi presidente da empresa. Para o candidato bloquista, a privatização não faz sentido.

«Nenhum país da Europa, excepto a Inglaterra, privatizou o seu sistema de águas», disse Francisco Louçã que acrescentou que «nas cidades onde houve concessão a privados da gestão destes sistemas houve uma recuperação para evitar que os privados continuassem a geri-los».

Em dia dedicado ao ambiente, Louçã destacou a importância da reconversão de empresas como a Valorsul para a protecção da economia.

Redação