Legislativas 2011

Assis elogia Passos Coelho

Francisco Assis Lusa

O socialista Francisco Assis elogiou, naTSF, as qualidades e capacidades de Passos Coelho, justificando que não é à toa que se chega à liderança de um grande partido como o PSD.

Questionado pela TSF esta segunda-feira à noite, Francisco Assis assumiu que não pode subscrever a afirmação de Basílio Horta, cabeça de lista do PS por Leiria, para quem há em Portugal dois políticos que estão num patamar acima de todos os outros: José Sócrates e Paulo Portas.

«Respeito todos os dirigentes políticos, todos os lideres partidários (...) Alguém que chegou a líder de um grande partido como o PSD é certamente um homem com qualidade e com capacidades», afirmou o cabeça de lista do PS pelo Porto.

O ex-líder parlamentar socialista disse ainda ter um grande respeito por Basílio Horta, um «grande português e um grande patriota». Contudo, frisou que apenas tem divergências com o líder do PSD em termos de «ideias».

Francisco Assis falava num frente-a-frente com José Pedro Aguiar-Branco, cabeça de lista do PSD no Porto, que condenou o que chamou de encenações do PS como a de Évora, que «ultrapassam aquilo que é o limite aceitável de uma campanha eleitoral».

O social-democrata especificou que falava de uma «deslocação de pessoas oriundas de outros continentes para parecer uma coisa que não era», sublinhando que «a linha da fronteira da aceitação de algumas coisas numa campanha» torna-se «muito estreita».

No frente-a-frente, Francisco Assis disse ainda que «o interesse nacional reclamará que haja alguma capacidade de entendimento em relação a algumas áreas em que são necessárias reformas de fundo».

«Alguns excessos podem eventualmente prejudicar a possibilidade de sucesso desses entendimentos», alertou.