Um responsável do Eurocontrol explicou que a nuvem de cinzas do vulcão Grimsvotn deve chegar à Inglaterra, Escandinávia, Holanda e Alemanha, mas não deve atingir o sul da Europa.
O Eurocontrol admite que a nuvem de cinzas vinda do vulcão Grimsvotn deve chegar ao norte de Inglaterra esta terça-feira à noite.
À TSF, Kenneth Thomas, um dos administradores da Organização Europeia de Segurança Aérea adiantou que esta nuvem deverá também atingir a Escandinávia esta terça-feira e o espaço aéreo holandês e alemão na quarta-feira.
«A Alemanha tomou a decisão de pedir ao Eurocontrol para fechar o seu espaço aéreo, o que significa que os aeroportos podem fechar, mas isso depende de onde as cinzas chegaram amanhã de manhã», explicou.
Quanto à possibilidade de as cinzas atingirem o sul da Europa, este responsável do Eurocontrol diz que isto é improvável não só pela menor actividade do Grimsvotn, mas também pela ajuda da chuva e ventos fortes que se têm verificado.
«Começou por expelir cinza para 20 quilómetros, mas agora esta só chega aos cinco quilómetros. Há também pressões baixas na região, com chuva e ventos fortes», adiantou.