Os estudantes da Universidade de Coimbra levantaram a voz contra os slogans da CDU inscritos nas escadarias da instituição durante o comício da coligação comunista na cidade.
Vários estudantes da Universidade de Coimbra mostraram-se descontentes pelo facto de a CDU ter pintado slogans do seu partido nas escadas monumentais da instituição e fizeram ouvir os seus protestos durante o comício de Jerónimo de Sousa de terça-feira na cidade.
Vestidos com trajes académicos, os estudantes colocaram-se no cimo das escadarias gritando palavras de ordem como «CDU agora limpa tu» e «vandalismo monumental» e quase entraram em confronto com os militantes comunistas sob o olhar atento da polícia presente no local.
«Se qualquer outro partido pusesse ali aquele símbolo, estaríamos contra. O problema não é o que aqui está escrito, porque concordamos com a maior parte dos pontos, como a questão das bolsas. A questão é estar a colocar o símbolo partidário», explicou o estudante Pedro Leitão.
Respondendo a estes protestos, Jerónimo de Sousa lembrou que o «PCP conheceu o silenciamento, a provocação, tortura, proibição, mas que os que a fizeram e que transportam até aos dias de hoje esse anátema que marcou a nossa história é importante que saibam que não nos calarão».