Legislativas 2011

Voto antecipado por motivos profissionais arranca hoje

Os cidadãos impedidos profissionalmente de se deslocarem à respectiva assembleia de voto no dia das eleições legislativas, a 5 de Junho, começam esta quinta-feira, e até à próxima terça-feira, a votar nas diversas autarquias do país.

Militares, agentes das forças de segurança, bombeiros, elementos da protecção civil, funcionários de entidades de vigilância marítima e aérea, outros cidadãos que vierem a estar internados no dia das eleições ou em representação de selecções desportivas portuguesas, podem exercer antecipadamente o seu direito de voto.

Mesmo cidadãos condenados a prisão, sem perda de direitos, podem escolher o seu sentido de voto e fazê-lo antes da esmagadora maioria dos recenseados, segundo o Ministério da Administração Interna (MAI).

Igualmente abrangidos por este regime, entre hoje e a próxima terça-feira (31 de Maio) estão todos os restantes portugueses que se encontrem ausentes no estrangeiro igualmente por motivos profissionais.

Para exercerem esse direito, os eleitores em causa devem apresentar-se na Câmara Municipal da área do seu recenseamento, munidos de cartão de eleitor ou outro documento que possibilite a sua identificação e do documento comprovativo do impedimento de deslocação à assembleia de voto, devidamente reconhecido pela entidade patronal.