Portugal

Tribunal de Contas diz que não há decisões sobre pagamentos da EP

Tribunal de Contas Direitos Reservados

Comentando as referências do PSD sobre os pagamentos extra feitos pela Estradas de Portugal (EP), o juiz-conselheiro José Tavares diz que ainda nada foi aprovado pelos juízes.

O Tribunal de Contas mostrou-se incomodado com a notícia do jornal Público que aponta para o facto deste tribunal estar próximo de declarar ilegais os pagamentos extra feitos pela Estradas de Portugal por cinco sub-concessões de auto-estradas.

Ouvido pela TSF, o secretário-geral do Tribunal de Contas não desmentiu categoricamente o corpo desta notícia que fala num relatório preliminar acerca desta questão, mas lembra que não tendo sido nada aprovado pelos juízes não existe ainda uma decisão, como avança o Público.

«Não existe qualquer relatório da auditoria aprovado pelo Tribunal de Contas sobre esta matéria. O Tribunal de Contas nunca se pronunciou nem se pode pronunciar sobre eventuais projectos pelo que também não o fará neste caso», explicou o juiz-conselheiro José Tavares.

O secretário-geral deste tribunal frisou ainda que as «decisões do tribunal obedecem a regras claras e só existem após a aprovação dos juízes em colectivo» e que o «Tribunal de Contas não pode nem deve, em caso algum, ser envolvido em campanhas eleitorais».

Questionado sobre se achava que isso estava a acontecer, nomeadamente depois das referências de Pedro Passos Coelho a esta questão, José Tavares disse apenas que não queria fazer comentários sobre isso.