Vida

Seis mortos na Alemanha por contaminação com bactéria

Nas últimas horas foram registados mais três mortos devido à bactéria Escherichia coli (EHEC) na Alemanha que registou mais de 80 infecções num espaço de uma semana.

Segundo o Instituto Robert Koch (RKI), em Berlim, a contaminação de pessoas com a bactéria Escherichia coli (EHEC), que teve inicialmente origem em pepinos importados de Espanha, continua a aumentar.

Nas últimas horas foram detectados mais 60 casos na Alemanha, elevando para 276 o número de pessoas atingidas com mais gravidade.

No total já foram registadas mais de 80 infecções no prazo de uma semana, mais do que as que habitualmente se registam num ano na Alemanha.

Os especialistas sublinharam que a grande maioria dos contaminados são adultos, sobretudo mulheres jovens, nas quais a diarreia inicialmente provocada pela bactéria passa mais rapidamente a afectar os rins do que nos homens.

As vítimas mortais mais recentes foram uma mulher idosa, de Cuxhaven, um homem de Hamburgo, de 38 anos, e uma mulher de 41 anos, igualmente de Cuxhaven.

A bactéria é transmissível entre seres humanos e por isso a direcção-geral de saúde já recomendou redobrados cuidados com a higiene.