O Instituto de Meteorologia (IM) colocou esta segunda-feira sob aviso amarelo todos os distritos de Portugal continental devido à probabilidade de aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoada.
Segundo o site do IM, o aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, vai manter-se até às 21h00.
O regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa recebeu, entre as 6h35 e as 9h00 de hoje, «47 pedidos de auxílio devido à chuva que caiu na cidade de Lisboa» maioritariamente devido a inundações em habitações, adiantou à TSF o sub-chefe principal, José Esteves.
Para esta segunda-feira, o IM prevê para Portugal continental períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que poderão ser fortes e de granizo, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e pequena descida de temperatura.
No arquipélago da Madeira está previsto céu geralmente muito nublado, apresentando boas abertas nas vertentes sul e aguaceiros fracos nas vertentes norte.
Para os Açores, o IM prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas nos grupos ocidental e central e períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros fracos durante a madrugada e manhã no grupo oriental.
O IM prevê para Lisboa uma temperatura máxima de 23 graus Celsius, para Faro de 22 e para o Porto de 22.