O Director-Geral de Saúde qualificou hoje de «muito preocupante» a situação na Alemanha, devido ao surto infeccioso provocado por uma bactéria em pepinos espanhóis.
«Estamos a trabalhar em rede com as autoridades europeias. A preocupação persiste, mas o problema circunscreve-se à Alemanha», disse hoje Francisco George, em declarações à agência Lusa.
O surto infeccioso ligado ao consumo de pepinos espanhóis contaminados já provocou a morte de nove pessoas na Alemanha, segundo o último balanço, revelado no sábado.
Francisco George voltou a aconselhar «todos os portugueses que estiveram na Alemanha» a procurarem cuidados médicos se apresentarem sintomas de gastroenterite aguda, como cólicas abdominais, diarreia com sangue, febre moderada e vómitos.
O Director-Geral de Saúde sublinhou que «em Portugal não há conhecimento de qualquer caso suspeito».
Fonte da ASAE disse à agência Lusa que desde que o assunto foi conhecido, o organismo acentuou a fiscalização sobre estes produtos e não encontrou qualquer problema com os lotes fiscalizados.
A infecção resulta de uma variante perigosa da bactéria Escherichia coli, que as autoridades alemãs atribuem ao consumo de pepinos espanhóis contaminados.
A bactéria provoca lesões graves intestinais e renais, como a Síndrome Hemolítico Urémico.