Vida

Bactéria provoca «violenta troca de acusações» entre alemães e espanhóis

Pepinos Reuters

A contaminação com a bactéria E.coli provocou uma «violenta troca de acusações» entre alemães e espanhóis no conselho informal de ministros da Agricultura da União Europeia.

Uma fonte da delegação portuguesa disse à TSF que o tema foi debatido neste encontro a decorrer na Hungria.

Foi decidido marcar para dentro de 15 dias um Conselho de Ministros extraordinário dos 27 só para debater o caso dos pepinos e a infecção com a bactéria E.coli.

Esta terça-feira ficou a conhecer-se o primeiro caso mortal fora da Alemanha, em concreto uma cidadão sueca de 50 anos. Em Espanha, existe uma pessoa em estado grave.

O foco de transmissão da bactéria ainda não foi detectado, mas as suspeitas estão concentradas em pepinos espanhóis que estavam à venda no norte da Alemanha.

Aos jornalistas, a porta-voz da Comissão Europeia voltou a dizer que o foco de infecção ainda não foi encontrado.

«Com base em informação disponibilizada pelas autoridades nacionais», é possível garantir que «a contaminação está ligada a um produto originário de um Estado-membro», mas «não sabemos em que ponto da distribuição ocorreu a contaminação», afirmou.

As medidas de alerta mantêm-se em todos os países, sendo que perante uma suspeita deve ser feita a notificação imediata.

«Estamos a concentrar todos os esforços para o mais rapidamente possível localizar a fonte de contágio para minimizar o prejuízo que este tipo de acontecimento provoca», assegurou.