A Pordata foi distinguida como um dos cinco melhores projectos do mundo na categoria de E-ciência e Tecnologia dos World Summit Awards de 2011.
O prémio da Organização das Nações Unidas é atribuído de dois em dois anos com o objectivo de distinguir aplicações de Internet inovadoras que promovam a difusão do conhecimento. Na edição deste ano estiveram envolvidos projectos de 160 países.
A base de dados sobre Portugal contemporâneo foi lançada no início do ano passado e reúne mais de 70 mil estatísticas, divididas em 14 temas: população, saúde, educação, protecção social, emprego, empresas, ciência e tecnologia, despesas familiares, habitação, justiça, cultura, contas nacionais, contas do estado e ambiente e território.
O projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos, presidida pelo sociólogo António Barreto, inclui também o Retrato de Portugal, um livro electrónico com indicadores de 2009.
O site é totalmente gratuito e a informação está disponível em gráficos, tabelas e em contadores com a actualização das estatísticas em tempo real.
Quantos somos? Como vivemos? O que fazemos? Os números passam todos os dias na TSF na rúbrica Sabia Que, uma parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.