A tenista Na Li tornou-se, esta quinta-feira, a primeira chinesa a qualificar-se para a final do torneio de Roland Garros, segundo "Grand Slam" do ano, ao vencer a russa Maria Sharapova por 6-4 e 7-5.
A sexta cabeça-de-série encontrará na final a vencedora do encontro entre a francesa Marion Bartoli (11.ª pré-designada) e a italiana Francesca Schiavone (quinta), detentora do título.
A vitória de hoje confirma o momento de forma da chinesa, duas vezes vice-campeã do Estoril Open (2005 e 2006), depois da presença na final do Open da Austrália, em janeiro.
Na Li, de 29 anos, que disputou a terceira meia-final da sua carreira no Grand Slam, não era favorita diante da russa, ex-número um do ranking mundial, que está de regresso a um bom nível de jogo deixando para trás as marcas causadas pela operação ao ombro direito em 2008.
Sharapova, que já foi travada nas meias-finais de Roland Garros em 2007, tem agora de esperar por mais uma edição para vencer o torneio parisiense, o único Grand Slam que falta ao seu palmarés.
A russa cometeu hoje dez duplas faltas, a última das quais a que selou a sua derrota frente à chinesa.