Vida

Choque entre avionetas com destino a Portugal faz quatro mortos

Avioneta DR

O embate aconteceu perto do aeroporto das Astúrias, em Espanha, quando duas avionetas, que se dirigiam para o aeródromo de Vilar da Luz, na Maia, em Portugal, chocaram em pleno voo.

Segundo as autoridades espanholas, cada uma das avionetas transportava duas pessoas, que faziam parte de uma excursão com um terceiro aparelho que saiu de San Sebastián (País Basco) pouco depois das 12h30 (11h30 em Lisboa), acrescentaram.

Uma das avionetas caiu na zona aeroportuária nas Astúrias e a outra num bosque próximo, tendo a terceira aterrado sem qualquer problema no aeroporto de Santander.

A torre de controlo do espaço aéreo deu o alarme pouco depois das 14h00 (13h00 em Lisboa), tendo a segunda avioneta sido localizada pouco depois das 15h00 (14h00 em Lisboa).

Os aparelhos sinistrados são um Cessna Skyline 182 T e um Cirrus SR-22.

O chefe dos bombeiros das Astúrias contou que ao início da tarde o aeroporto comunicou «que tinha havido um acidente com uma avioneta e que outra estava desaparecida, podendo os destroços estar fora do aeroporto». Depois, disse, que «foi confirmado que os tripulantes da primeira avioneta tinham morrido».

Quanto às causas da queda destas duas aeronaves, Jesus Pallares afirmou que não sabe o que aconteceu, mas sublinha as «más condições de visibilidade».

Redação