O porta-voz da Comissão Eleitoral de Eleições indicou que a publicação dos resultados finais das legislativas só deverá acontecer a 21 ou 22 de Junho.
A publicação de todos os dados oficiais das legislativas de domingo vai durar pelo menos mais 15 dias, uma vez que ainda é preciso esperar pela votação dos emigrantes, indicou o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições.
Ouvido pela TSF, Godinho de Matos explicou que os resultados da emigração serão adicionados aos já existentes a 15 de Junho, após uma contagem que será feita no Complexo Desportivo do Casal Vistoso, em Lisboa.
Depois, o porta-voz da CNE, estes serão enviados para Diário da República para serem publicados, processo que «costuma cinco a seis dias após o dia do acto do apuramento final dos votos para a emigração».
Godinho de Matos, que calcula que entre 21 e 22 de Junho haverá resultados finais, admite que os dez dias que separam o apuramento dos votos em Portugal e da emigração é muito tempo, mas é preciso ter em conta que os correios nem sempre funcionam tão rapidamente como em Portugal.
«A razão pela qual o legislador previu estes dez dias foi para dar mais tempo para virem as cartas da América do Sul, África e África subsariana», adiantou este porta-voz
Godinho de Matos lembrou que os «correios na América do Sul e África são uma realidade tão distinta dos correios da Europa como o sol é distinto da Lua».